Homenagem foi apresentada em Washington após elogios de Infantino ao papel de Trump em negociações internacionais
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu, nesta sexta-feira (5/12), o primeiro Prêmio da Paz da Fifa. A entrega ocorreu durante o sorteio da Copa do Mundo de 2026, realizado em Washington, após a entidade anunciar em novembro a criação da homenagem destinada a pessoas que, segundo a federação, “unem as pessoas”.
A concessão a Trump aconteceu meses depois de o presidente da Fifa, Gianni Infantino, defender publicamente que o mandatário americano deveria ser indicado ao Nobel da Paz. Em diferentes ocasiões, o dirigente exaltou o papel de Trump no acordo de cessar-fogo entre Israel e o grupo Hamas, em tratativas relacionadas à guerra na Ucrânia e em negociações envolvendo a República Democrática do Congo.
Veja as fotos
Ao participar de um evento de negócios em Miami, Infantino afirmou que via Trump como “um amigo próximo” e pediu que adversários respeitassem o resultado da eleição de 2024. Em seguida, declarou: “Ele tem uma energia incrível e isso é algo que eu realmente admiro.” Depois, completou: “Ele faz as coisas. Ele faz o que diz. Ele diz o que pensa. Ele diz, na verdade, o que muitas pessoas também pensam, mas talvez não se atrevam a dizer.”
A organização do sorteio da Copa também chamou atenção dentro da Fifa. O evento, inicialmente previsto para Las Vegas, foi transferido para Washington e realizado no Kennedy Center, instituição presidida por Trump desde fevereiro, quando houve mudanças no conselho do local. A mudança coincidiu com a grande visibilidade do presidente americano na programação.
A criação do novo Prêmio da Paz, porém, gerou questionamentos internos. De acordo com o portal The Athletic, do New York Times, a iniciativa foi anunciada às pressas e não passou pela avaliação do Conselho da Fifa, formado por 37 integrantes. Segundo a publicação, muitos dirigentes tomaram conhecimento da novidade pela imprensa, sem informações claras sobre os critérios para a escolha do homenageado.
A data da divulgação também foi vista como significativa. No mesmo dia, Infantino participou de um evento em Miami ao lado de Trump. Semanas depois, o dirigente esteve presente em um jantar organizado pelo presidente americano, que contou com convidados variados, entre eles o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman; o empresário Elon Musk; executivos dos setores de tecnologia e criptomoedas; apresentadores da Fox News; e o jogador Cristiano Ronaldo.
Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse clicando aqui!

